TAUBATÉ
Esporte Clube Taubatéé um clube brasileiro de futebol da cidade de Taubaté, localizada no interior do estado de São Paulo, fundado no dia 1 de novembro de 1914. Seu precursor, o "Club Sportivo Taubateense", fundado em 1904, foi o pioneiro na fundação e disseminação do futebol na região do Vale do Paraíba no início do século passado. O Burro da Central, como é conhecido, foi o primeiro clube do Vale do Paraíba a se profissionalizar, em 1947, e a ascender à elite do Campeonato Paulista, em 1955.
Disputou a Primeira Divisão estadual entre 1955 e 1962 e de 1980 a 1984. Disputa o Campeonato Paulista Série A2 e eventualmente disputa a Copa Paulista de Futebol.
Nome Esporte Clube Taubaté
Alcunhas Burro da Central
Gigante do Vale
Alvi Azul
Gigante do Vale
Alvi Azul
Torcedor/Adepto Taubateano
Capacidade 26.600 lugares
CIDADE DE TAUBATÉ
HISTORIA DO TAUBATÉ
O início do futebol em Taubaté
Inaugurado em 3 de abril de 1904, o Velódromo Taubateano logo passou a ser o ponto de encontro dos esportistas nas tardes dos domingos.
Sua inauguração foi marcada por uma grande festa, contando com a presença da "Corporação Philarmonica Taubateense e Jacareyense", a Banda João do Carmo, membros da diretoria do Velódromo Taubateano e do Velo Clube de Jacarey e do Dr. Pereira de Mattos, redator do jornal O Povo de Caçapava.
Os festejos da inauguração se iniciaram às 15 horas, com uma série de provas. O ciclismo era o esporte que despertava maior interesse no Estado de São Paulo. Em Taubaté era raro o domingo em que não se realizavam provas ciclistas, sempre com participação de corredores da região e da cidade de São Paulo. Sérgio Areão, Mauricio de P. Natividade, Indiani e outros eram ciclistas famosos, sempre com participações de destaques em provas válidas pelo Campeonato Paulista. Os intervalos dos páreo das provas ciclistas eram preenchidos com apresentações da Orquestra Filarmônica de Taubaté.
Nessa época, os "ensaios" de foot-ball, começavam a surgir em nosso país. A idéia de se criar a primeira equipe de futebol ocorreu exatamente no dia 10 de Junho de 1904, quando os amantes do esporte, José Pedro de Oliveira, Jayme Tindal e Frederico Livrero, se reuniram no edifício da Associação Comercial com objetivo de estudar a melhor possibilidade de se fundar uma equipe de futebol na cidade. Nesse primeiro encontro decidiu-se que a equipe ganharia o nome de "Club Sportivo Taubateense".[1]
Fundação
Uma reunião realizada no dia 25 de outubro de 1914estabeleceu os detalhes para a fundação do Sport Club Taubaté. No dia 1 de novembro, a primeira Assembléia Geral, realizada na residência de Francisco de Paula Pereira Barbosa, reuniu 48 sócios e estabeleceu a fundação da agremiação. A partir daí, o clube adotava o azul e o branco como as suas cores. Na ocasião, o prefeito de Taubaté, Gastão da Câmara Leal, foi escolhido como primeiro presidente do clube.[1]
SEDE DO TAUBATÉ
Primeiras conquistas
O Taubaté realizou a sua primeira partida no dia 25 de dezembro de 1914. O adversário foi a Associação Atlética das Palmeiras, tradicional clube paulistano, que derrotou o time taubateano por 6 x 1.[2] Com a sequência de jogos, o clube reforçou seu quadro principal e conseguiu importantes resultados em partidas amistosas.
Em 1919, o Taubaté disputou a primeira edição do Campeonato Paulista do Interior, promovida pela Associação Paulista de Esportes Atléticos. Na primeira fase, derrotou a Caçapavense, da cidade de Caçapava, por 9 x 1. Na fase semifinal, venceu por 3 x 1 o Brasil, de Santos. Na final, enfrentou o Comercial Futebol Clube, de Ribeirão Preto. O placar de 3 x 1 deu a jovem agremiação o seu primeiro título de expressão estadual. [3]
O clube taubateano seguiu sendo destaque nas disputas da competição promovida pela APEA. Porém, em 1927, a diretoria da agremiação decidiu pela filiação a LAF Liga de Amadores de Futebol, que também promoveu o Campeonato Paulista do Interior. Após passar pelas fases iniciais, decidiu o título com o Lemense e foi campeão, após vitória por 2 x 1. [4]
Símbolos
Mascote
MASCOTE DO TAUBATÉ
Em 1954, o Esporte Clube Taubaté disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, e se classificado para a fase final. A primeira partida desta etapa foi contra o Comercial, da cidade de Ribeirão Preto, no campo do Bosque, em Taubaté.
O "Gigante do Vale", como o clube era conhecido naquela época, venceu o Comercial por 6 a 3. Porém, na ocasião, o atacante Alcino entrou em campo sem estar com a sua documentação regularizada junto a FPF (Federação Paulista de Futebol). Por este motivo, o Comercial pleiteou os pontos da derrota, sendo prontamente atendido pela entidade esportiva.
Com isto, uma charge no diário esportivo Gazeta Esportiva se referiu ao Taubaté com um desenho de um burro. O animal, que seria motivo de chacota pelas torcidas adversárias, foi carinhosamente adotada pela torcida taubateana.
A denominação "Burro da Central" já existiu desde 1955, ano em que se encerrou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1954. Não é verdadeira a informação de que o complemento do apelido "da Central" só surgiu em 1968, após a construção do Estádio Joaquim de Morais Filho. Desde o início, o apelido era "Burro da Central", pelo fato de passar por Taubaté a Estrada de Ferro Central do Brasil. Assim como já existiam a "Pantera da Mogiana" (Botafogo de Ribeirão Preto), o "Elefante da Noroeste" (C.A. Linense), também foi colocado no E.C.Taubaté, pelo jornalista Thomaz Mazzoni do jornal "A Gazeta Esportiva", o apelido de "Burro da Central".
Desta forma, os torcedores adotam o burro como mascote em camisas, bandeiras, adesivos e faixas.
Títulos
OS ESCUDOS DO E.C TAUBATÉ
As principais conquistas do Taubaté foram as seguintes:
Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Interestadual
Competição Títulos Temporadas
TAUBATÉ 1915
TAUBATÉ 1919
TAUBATÉ 1927
TAUBATÉ 1929
TAUBATÉ 1934 FRENTE AO FLUMINENSE
TAUBATÉ 1950 O SEGUNDO É ZITO
TAUBATE 1950
TAUBATÉ 1951
TAUBATÉ 1952
TAUBATÉ 1954
TAUBATÉ 1954
TAUBATÉ 1955
TAUBATÉ 1955
TAUBATÉ 1960
TAUBATÉ 1961
TAUBATÉ 1970
TAUBATÉ 1979
TAUBATÉ 1979
TAUBATÉ 1979
TAUBATÉ 1979
TAUBATÉ 1980
TAUBATÉ 1980
TAUBATÉ 1984
TAUBATÉ 1985
TAUBATÉ 1989
TAUBATÉ 1991
TAUBATÉ 2006
TAUBATÉ 2014
TAUBATÉ 2014
TAUBATÉ 2015
TAUBATÉ 2015
EDMAR
EDMAR NO TAUBATÉ